Matéria e Espírito - Cartas do Symbolon
Matéria e Espírito - Symbolon Cards
Alguns "mestres" perfeitos são famosos por suas explosões de raiva, outros por seu autoritarismo. Em tempos recentes, inúmeros super - gurus alegadamente celibatários viraram manchete por suas relações extra-conjugais clandestinas com suas seguidoras. Gênios espirituais - santos, sábios e místicos - não são imunes a traços neuróticos ou a ter experiências muito semelhantes aos estados psicóticos.
O endeusamento a um guru reduz o indivíduo a um estado de dependência infantil e transforma o " Mestre" , aos olhos dos seguidores em alguém que é incapaz de fazer algo errado. Quando isso acontece, os "Mestres" podem se comportar de maneira especialmente inconvenientes. Os seguidores inexperientes, crédulos, arranjam mil desculpas para sanar o comportamento errado do seu " Mestre". Grupos místicos que exigem submissão a algum guru são suspeitos, especialmente quando esse " Mestre" é apresentado como um ser perfeito.
A adoração a um guru foi o que fez Krishnamurti rejeitar a sua própria divindade.
A adoração a um " Mestre" não está apenas no campo esotérico, mas em todos os campos, sejam eles políticos, empresariais, religiosos, universitários...
Em tempos de eleições no Brasil , todo cuidado é pouco, já que o brasileiro nos últimos anos foi contaminado por idealizar e santificar políticos corruptos.
E para quem caminha na busca transcendente não esqueça que uma vida espiritual não lhe poupará o sofrimento da sombra.
Como diz Nietzsche, a sombra do homem, penso eu, é sua vaidade.
Imagem - Matéria e Espírito - Symbolon Cards
Bibliografia Consultada : Ao Encontro da Sombra - O potencial oculto do lado escuro da natureza humana - Connie Zweig e Jeremiah Abrams
Comentários